sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alan Colquhoun

chegou-nos, por mail, a triste notícia (91...) da morte de Alan Colquhoun
Colquhoun, não será exagero escrevê-lo, é um dos meus... "autores"
a (minha) descoberta deu-se (pelos 19...) no Learning From Las Vegas...
depois - (já) não sei bem como... - "cruzei-me" com o(s) Essays in Architectural Criticism, Modern Architecture and Historical Change (o amarelinho da Oppositions Books...) nas prateleiras da Barata da Av. da Roma (por essa altura, a melhor maneira de um "Arroio" - não havia sequer net meus amigos... - a melhor maneira de um pobre "pretendente" a arquitecto se a-chegar às "novidades"...)
namorei-o (antes das internáuticas e birtuais "listas dos desejos" namorávamos à prateleira...) namorei-o durante uns tempos... antes de embarcar comigo no operário suburbano...
acabei por comprá-lo (por possuí-lo) no dia em que soube que tinha entrado para a escolinha (a FAUTL, pois então...) do Chiado...
ostenta (por essa altura datava os livros...) ostenta a data de 8/1/90...
foi com Colquhoun que aprendi a amar Le Corbusier (para além de qualquer discurso "apologético" do "grande" arquitecto...), foi com Colquhoun que aprendi a criticar (e só então a verdadeiramente compreender...) Robert Venturi (por então - quem quer saber hoje disto... - por então o Venturi da brilhante ampliação do Museu de Oberlin, Ohio...), foi com Colquhoun que aprendi... (que pensar é preciso...)
hoje, depois de muitos passados, chegou-nos - por mail... - a triste notícia
será bem recebido

6 comentários:

  1. Fica na memória e nas suas prateleiras :)
    simpático obituário:)

    qualquer dia convidam-no para as páginas de necrologia da JA
    :)))

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Eu acho que deve ser criado um premio para estes arquitectos que morrem. Uma especie de post-Pritzker.Alan Coquhoun certamente o merece.Mas nao ha pressa.Alan Coquhoun foi um bom arquitecto. Daqui a cinquenta anos ainda sera actual. Podemos laurea-lo entao. Que a sua alma descanse em paz.
    Um abraco forte eh eh eh:o)

    ResponderEliminar
  3. post-P., parece-me bem
    "estes arquitectos que morrem" porquê, conhece d'outros...

    ResponderEliminar
  4. Tem razão. Estes arquitectos que vão morrendo...
    Uma pergunta. Qual é a linha editorial do post-odp? A do ODP era bem clara. e aqui? Os burros ainda são bem vindos..:)))

    ResponderEliminar
  5. a linha - branca... direita... - é sempre a mesma
    os burros, isto não é o do Bento XVI, serão sempre bem vindos
    uma vez no palheiro... (eh eh, uma vez no palheiro...) :)))

    ResponderEliminar